segunda-feira, dezembro 11, 2006

You don't have a cell phone, a pager, a blackberry, nothing?

Estava com um amigo no telefone agora pouco discutindo um sms a ser enviado e aí eu pensei na questão da 'comunicação moderna'.

Uma das Danis já foi conquistada por sms's, na minha vida é meio recorrente esse papo de moços que ficam com medo de ligar por isso ficam mandando sms. Até trocar de celular eu tinha arquivada uma msg muito importante, pertinente à uma das Danis, que serviria de prova se ocorresse um momento de negação - que ainda bem nunca precisou ser usada, exceto para tiração de barato. Outra Dani define toques fofos para meninos por quem ela está apaixonadinha.

Emails recebidos de moços fofos são devidamente encaminhados para as Danis, entre as Danis. Emails incompreendidos também, especialmente antes de clicar em 'Reply'. Rolam (hoje em dia nem tanto, mas rolavam) vários - e por vários eu quero dizer mais de 30 - emails entre as Danis para resolver 'replies', 'sms', telefonemas, e até conversas online no messenger com meninos.

Eu fico imaginando se Danis Vitorianas se reuniam para decidir como responder cartas românticas... Se Danis das cavernas se reuniam para escolher a melhor estratégia para serem nocauteadas e puxadas pelos cabelos... Acredito que sim.

A diferença hoje é que é tudo muito mais rápido, não só os fatos em si, mas especialmente a comunicação, a Dani já recebeu updates / msg de indignação antes de eu chegar no elevador do saguão do meu prédio, no meio da madrugada.

E apesar de ser a Dani que mais ama 'tecnologia', tem horas que eu admito que ela atrapalha, é tão fácil confundir tudo num mundo onde as pessoas preferem conversar online, por sms, por email do que cara a cara, sem ver a linguagem corporal, sem interlocutor per se. Houve épocas em que eu falava mais com a Lilian, em Búzios, por messenger, do que com o menino que trabalhava na mesa vizinha. Eu falo mais com as Danis, por email, do que com a menina que senta do meu lado. E agora eu tenho email e messenger no meu celular. Necessidade maluca essa de estar 'online'.

O menino do Senegal que estava na Índia comigo, continuou trabalhando (em Boston) por Blackberry! Os lugares mal telefone tinham!

O melhor encontro da minha vida foi um que começou por internet, um sábado á noite, em 2000, eu estava no ICQ, o cara me chamou, começamos a conversar, depois de uma meia hora, sem ver foto nem nada, desistimos de falar online e resolvemos ir jantar juntos, lá pelas 22h nos encontramos no restaurante, conversamos, cara a cara, ao vivo até literalmente fecharem o restaurante e colocarem as chaves dos nossos carros no balcão, ás 3 da manhã. Como a conversa não tinha acabado resolvemos ir p/ outro lugar. Era 7 da manhã e o papo ainda não tinha terminado, teve que ficar para o dia seguinte, e o outro e depois mais outro...

Mensagem de texto, messenger, email, carta, telegrama, scrap, tudo isso deveria facilitar e simplicar a comunicação, mas ás vezes eu sinto que atrapalha, nada como um bom olho no olho.

Nenhum comentário: