segunda-feira, abril 10, 2006

I love you, I hate you, I need you, I loathe you

Num mundo perfeito Maria conhece João, eles se apaixonam, a paixão vira amor, o amor vai mudando conforme os dois crescem juntos e de tempos em tempos eles se reencontram dentro do relacionamento e se reapaixonam, evitando q o amor vire fraternal e garantindo que ele continue carnal.

Essa seria a versão do Amor na Danilândia, mas a Danilândia faz fronteira com o mundo real e infelizmente, no mundo real nem sempre as coisas funcionam assim... Geralmente vc gosta de alguém e esse gostar vira amor. Ou vc se apaixona por alguém e a relação é tão forte q sofre uma auto-combustão e se extingüe (não sem deixar seqüelas - no meu caso uma cicatrizinha quase sumindo perto da costela e uma tatuagem nas costas).

E qual a diferença entre Amor e Paixão? Para mim, Amor é algo pacífico (amar engorda), é ir p/ casa e deitar na cama, fechar os olhos e dormir sorrindo; já Paixão é guerra (paixão emagrece), é não conseguir encontrar o caminho de casa, se perder, rodar a cidade de madrugada, deitar na cama e não dormir, pq o coração bate nas pontas dos dedos e o ar falta aos pulmões.

Pq esse post? Pq 6a., encharcada de champagne, foi inevitável lembrar de 10 anos atrás, numa outra noite encharcada de champagne, qdo eu, do alto dos meus 17 anos aprendi q é possível vc amar alguém (loucamente, querendo casar, ter filhos e morrer de tristeza qdo ele tiver morrido, bem velhinhos) e se apaixonar por outro alguém e precisar TER, possuir esse outro ser.

Sim, o Amor e a Paixão são diferentes, bem diferentes e nem sempre têm o mesmo objeto. E eu, como boa canalha q sou, acredito q Paixão (especialmente adolescente) não consumada vira uma bomba relógio dentro do Amor, pq ás vezes o Amor dá aquela titubeada e sempre será inevitável perguntar se Aquela Paixão q vc deixou lá atrás, pq teve medo de perder o Amor, não poderia ter se transformado num Amor ainda maior que o Amor titubeante do momento (mesmo q racionalmente vc saiba que não). Confuso isso? Sim, mega confuso e imagina explicar isso pras Danis enquanto uma se recuperava de vomitar metade do fígado e a outra tentava não ficar mais doente do q já estava (também depois de ter vomitado 1/3 do fígado - mas tirado uma soneca recuperadora).

E mesmo assim elas me ouviram e a DaniDani discordou - a Paixão só encontra lugar qdo o Amor não é o suficiente - e a DaniB está pensando no assunto, pq ela nunca tinha imaginado uma situação assim...

PS. In case you're wondering - aos 17 anos eu optei por continuar Amando e viver a Paixão (de uma semana) e contei a verdade e fui perdoada. E a Paixão foi embora (as did I) e o Amor continuou por mais uns 5 anos, até virar fraternal e ir embora tb. Aos 25 anos eu não estava amando, e vivi outra Paixão (de uma semana - seguida por depressão de 8 meses). Um Amor, duas Paixões. Que valeram cada minuto de euforia, alegria, tristeza, dor, tesão, ansiedade, tudo (e ainda sobra um crédito se você quer saber). E qualquer um q perguntar minha opinião, ouvirá: Vai, Ama, se Apaixona, Vive, assim, tudo com letra maíuscula, pq a vida é curta, o tempo passa rápido e eu prefiro ser uma velhinha com histórias agridoces do que vazia, me perguntando como teria sido se eu tivesse feito isso ou aquilo. Eu ouço a Joni Mitchell - e aprendo e entendo.

Um comentário:

DaniB disse...

Neste final de semana rolaram algumas discussões entre as Danis sobre a diferença entre Amor e Paixão... Apesar de termos falado muito a respeito, não conseguimos chegar a um consenso, sendo assim, a opinião que aqui será expressa é a minha e que poderá ser complementada por qualquer Dani que sinta vontade, porque afinal, a Danilândia é um mundo democrático (pelo menos entre as suas fundadoras)!!!!
Quero deixar claro que não estou me referindo a sexo, mas apenas a sentimentos!
Pra mim, Amor é aquele sentimento tranqüilo, que te traz paz, segurança... Que faz com que vc troque uma balada de sábado a noite só pra ficar em casa juntinho da pessoa, é aquele que vc liga quando está triste só pra conversar, é o colo que vc procura quando precisa, é aquela pessoa que vc se abre, que conhece todos os seus defeitos e mesmo assim continua te amando... Vc pensa muito na pessoa, mas de maneira suave, gostosa, carinhosa...
Paixão é aquele sentimento avassalador, quando vc não consegue mais disfarçar, a perna fica bamba, vc sente as famosas "borboletas no estomago", vc perde o juízo, a direção, vc pensa na pessoa o tempo todo, todos os dias de maneira enlouquecedora...
Como na minha concepção estes sentimentos são opostos, apesar de ambos poderem ser tão bons ou perigosos na mesma proporção, eles podem acontecer simultaneamente? Enquanto vc ama alguém, é possível que vc também se apaixone por esta pessoa? Ou pior, que enquanto vc ama alguém e não tenha dúvida deste sentimento, vc se apaixone loucamente por outra pessoa? Para aqueles que responderam prontamente não, pensem um pouco mais, se vcs concordarem que estes sentimentos são tão distintos, por que não podem acontecer ao mesmo tempo, como ódio e alegria? Ou esperança e ansiedade? Sobre situações distintas, mas ao mesmo tempo...Na verdade esta só foi uma pausa para reflexão sobre um dos temas do final de semana que foi regado de muita ressaca (das três Danis), rouquidão (uma Dani) e trabalho (outra Dani)!