quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Até quando...?

Hoje é um dia que estou repensando muito a minha vida, repensando nos meus erros do passado e no medo que tenho de cometê-los de novo. Não diria que este medo me impede de continuar vivendo, arriscando e errando, mas tenho tentado muito aprender com o que passou e fazer o que for possível para minimizar as consequencias.
Mas na verdade uma questão que ficou o dia todo na minha cabeça foi: Até quando temos que pagar por erros que cometemos? Ou, mesmo que a situação tenha se mostrado como um acerto e não um erro, Até quando temos que pagar pelas escolhas que fizemos?
Quando era criança, a punição era muito mais simples, um castigo, umas horas pensando, uns dias sem sair pra brincar ou até uns tapinas eram suficientes, a lição era aprendida e a vida continuava!
No meu mundo ideal, mesmo que as pessoas descordem de você, ela simplesmente respeita o seu ponto de vista. Só quero deixar claro que não estou me referindo a uma pessoa ou situação específica, mas vários fatos que vem acontecendo ao longo da minha vida e de outras pessoas também.
Eu sei que é muito difícil atingir este item do meu mundo ideal e tb sei que estou longe da plenitude deste desprendimento, mas garanto que tenho me esforçado muito pra isto.

3 comentários:

Dani disse...

Sabe Dani... Eu pensei em um monte de coisas p/ escrever sobre seu post, algumas engraçadas, outras meio nada a ver, outras tristes, e até uma "motivacional"! Mas aí eu resolvi só dizer quepelos erros acredito que nós pagamos pelo tempo que escolhemos pagar, pelo tempo que nos prendemos àquilo, pelo tempo que nós mesmos resolvemos nos punir. Agora pelas escolhas... por um lado acho que conseqüências sempre vão estar lá, nos levando a fazer outras escolhas, por outro, é só pelo tempo que levar para aprender a lição - Lembra como você uma vez disse que não acreditava no meu azar e eu só respondi "Ah, normal, é só até eu interiorizar a lição", então, para mim é isso... Quando eu entendi e aprendi, parou!

**Lembrei de duas coisas que aconteceram (pertinentes a esse papo de 'discordar e aceitar')
1. Um amigo muito querido uma vez disse (não para mim): "Eu te amo, mas nem por isso preciso concordar com você, o máximo que dá p/ fazer é reclamar por enquanto e quando der merda, estar aqui" (Lembra disso Honer? ;-))

2. Uma vez a DaniDani me ligou p/ dizer que não ia p/ a balada, eu nem lembro o motivo só sei que respondi, "claro, ok, eu entendo...", eu desliguei, me perguntaram porque ela não ia, eu disse que não entendi direito, só sabia que ela precisava ouvir alguém dizendo "eu te entendo", que foi o que eu disse.

Soraya disse...

Esse assunto de erros, escolhas e pagar por isso me traz uma angústia muito grande. Acho que, às vezes erramos, digamos que "inconscientemente", mas às vezes escolhemos errar... Pior: escolhemos errar e permanecer no erro! Isso está acontecendo comigo, mas simplesmente não consigo (e nem sei se quero, pelo menos no momento) sair disso, apesar do enorme peso que me traz... Mais angustiada ainda fico, quando penso que terei de pagar pelas minhas escolhas consciente e inconscientemente erradas e ter a certeza absoluta de que foi pura e unicamente culpa minha...
Bjs.

DaniB disse...

Sabe Soraya, não sei se o que vc está vivendo é um erro ou não, assim como tb não sei se a minha situação tb é, só sei que estou muito feliz, e acho que no final das contas, é isto que realmente importa... Se for pra pagar por alguma escolha, então que pelo menos mereça o sacrifício!